Cadê a minha dignidade? Acho que deixei por aqui

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Shane McGowan e punk rock irlandês

Antes de eu começar essa caretice de tocar música irlandesa, eu tive um passado onde o rock me dominava. Inclusive o punk rock irlandês me influenciou um bocado. Bandas como Flogging Molly, The Pubcrawlers e The Pogues, que eu escuto um bocado, conseguem unir o puro espírito rebelde, beberrão e auto-destrutivo do punk rock e usá-lo tocando música tradicional acoplada. O Pogues nem usa guitarras, até onde lembro. Esse espírito punk que eu disse, é algo que os irlandeses conhecem bem, eles são assim mesmo. Beberrões, brigões, quebram tudo, não vão com a sua cara e xingam a sua mãe, etc. Não é por acaso que o punk se incorporou naturalmente à cultura irlandesa - isso digo eu, que nunca fui lá... mas é que os punks irlandeses parecem genuinamente... irlandeses.

Eu falei do The Pogues. O antigo vocalista do Pogues é um dos ícones do rock, e da Irlanda. Um sujeito feio para caralho chamado Shane McGowan.

O Shane McGowan tem a característica de estar sempre, totalmente, o tempo todo, bêbado. Muito, muito bêbado. Ele aliás fica melhor assim, a voz dele é a típica voz das irish pub drinking songs, as músicas de pinguço que os pés-d'água da Irlanda balbuciam quando já entornaram todo o stout e o uísque que conseguiram. Stout, aliás, é a cerveja preta e forte que eles bebem. Cerveja verde de Dia de São Patrício é o cacete. Cerveja boa e irlandesa mesmo é a Guinness, ou outra que seja uma stout.

Outra característica do McGowan são os seus dentes. Quer dizer, eles eram caracteristicamente feios na década de 80, quando ele ainda os tinha. Hoje, ele já não tem quase nenhum.
Shane McGowan com dentes

Shane McGowan sem dentes (talvez tenha ficado melhor assim)

Sei pouco sobre ele. A primeira vez que o vi, foi num vídeo da década de 70 ou 80, numa época que o Pogues fez uma parceria com o Dubliners, para mim a melhor banda de música tradicional irlandesa que eu conheço. Eles estavam se apresentando em um programa de televisão, e eu notei que um dos vocalistas, além de estar completamente bêbado, tinha dentes horríveis e orelhas gigantes. A música que eles estavam cantando era "The Irish Rover", e eis o vídeo:


Depois eu vi um vídeo onde um cara -tentava - entrevistar ele. Era o final de um show do Pogues, só que o Shane estava tão bêbado que ele se limitou a ficar em pé, cantando sozinho. Até tenho o link do vídeo mas ele é curtinho e não vale a pena ser postado, rs.

Por um lado é engraçado, mas por outro também é um pouco deprimente ver a ruína desse cara. Ele destruiu o corpo, a voz, a carreira. O Pogues estava em alta quando chutaram o McGowan por comportamento anti-profissional. Ele criou um projeto solo depois, o Shane McGowan & The Popes, do qual não conheço nada, e não sei se foi à frente ou não. Deve ter ido, porque até hoje o cara é famoso - mais como referência em relação a bizarrice, um ícone. Ele deve ser tipo o Michael Jackson ou a Dercy Gonçalves da Irlanda. Aquela bicha do Pete Doherty, que adora bizarrice (sendo ele mesmo um sujeito bizarro) cola nele.

Bom, comparando ele com outros grandes punks como Sid Vicious, Johnny Rotten, Dee Dee Ramone, ele tá até bem. Está vivo, para começar. A quantidade de cerveja que ele bebeu na vida é líquido sufuciente para encher a Baía de Guanabara. Não, é sério. Ele declarou que começou a beber com quatro anos. Quatro anos! E desde então bebe todos os dias. Aos 10 anos, passou pro uísque, e na adolescência para a heroína e outras coisinhas leves, fofinhas e super saudáveis. A foto dele deveria ser capa do artigo da Wikipédia para Alcoolismo. Mas o Shane McGowan é Rei. Ele é feio, e daí? O Jimi Hendrix era o cão chupando manga, parecia o meu ovo esquerdo do avesso com um pouco mais de melanina, e era foda. FODA! Engraçado que quando esses ídolos não morrem de overdose lá nos anos 70, no auge da juventude e do sucesso, eles viram uns cacos humanos e motivo de piada. Pegue o Ozzy como exemplo. Ele foi brilhante, e hoje ele simplesmente é um sujeito tapado que parece a Rita Lee. Taí. A Rita Lee é um bom exemplo de uma junkie hardcore, uma junkie old-school, que sobreviveu aos anos 70 e continua uma puta artista. Ou uma artista puta? Para mim ela é a encarnação da Rê Bordosa. E eu adoro a Rê Bordosa, a primeira personagem dos quadrinhos a morrer! Eu encontrei num sebo na calçada de uma rua no Rio de Janeiro essa edição do Chiclete com Banana, "A Morte da Porraloca." Ou seria melhor Pombagira? Enfim, foda-se. Não vem ao caso.

Agora vou mandar o fake que este é um blog moderninho, indie e descolado. Para finalizar este post, vou disponibilizar o link para um filme que eu ainda estou esperando carregar para ver, é o Punk Rock Movie. Esta maravilha de 1978 é, ate onde eu li no Google, a compilação de uma série de shows do The Clash, Sex Pistols, The Heartbreakers, Siouxie and the Banshees, Generation X, The Slits, e um monte de outras bandas monstro da cena punk dos anos 70. Foi gravado quase todo no Roxy Club, em Londres. Parece, no mínimo, interessante.

2 comentários:

Carlos disse...

Po, gostei do post. Sempre fiquei impressionando com a voz do Shane, por conta do vocal mais "rasgado" que sempre dava um tom irado nas músicas, como você disse, a voz de uma irish drinking song, mas nunca fui atrás da história dele.

Mas, realmente, triste ver como os caras vão meio que "se acabando".

Luana Manhães disse...

Shane is my kind of men!